16.4.08

Planeta dos Satélites


Esta era uma das fotografias que vinha na capa do Meia Hora. Lá dizia que a Agência Espacial Europeia detectou quase 12000 objectos em órbita entre satélites comerciais, científicos e militares. Na maioria encontram-se entre os 800 e os 1500 km de altura.

Quando fui a procura desta fotografia na net procurei por ESA (Agência Espacial Europeia) e acabei por dar com a galeria deles que tem umas fotografias interessantes. Para quem estiver interessado aqui fica o
link.


text in Meia Hora (16.04.2008 Ed. Porto)
photo by ESA/AFP in News.com.au

15.4.08

Cerimónia olímpica na Austrália


Atletas da equipa olímpica da Austrália posam por trás de uma tela translúcida durante a apresentação à comunicação social dos seus novos equipamentos, hoje em Sydney. Uma selecção de atletas mostrou os novos uniformes de competição da equipa.

text in
Público

13.4.08

Carocha... 70 anos!


No sábado este automóvel fez 70 anos. Quem não conhece os carochas? Até os mais novos... mas estes conhecem-no por Herbie! =D

O Volkswagen “Carocha” foi o carro mais vendido de sempre. A história deste modelo mítico é uma das mais longas do automóvel e sua criação envolveu várias empresas e até o governo alemão. No início dos anos 30, a Alemanha estava em recessão e era um dos países europeus com menos carros, embora tivesse fábricas produtoras de modelos de luxo. A ideia de um carro pequeno, económico e fácil de produzir ganhou consistência, associada ao conceito do "Volks Auto", ou "Volks Wagen", expressões alemãs que significam "carro popular".

O último carocha saiu da fábrica, no México, no dia 30 de Julho de 2003.

7.4.08

Moinhos



Hoje comemora-se o Dia Mundial dos Moinhos.

Aqui fica a fotografia do Moinho do Marinheiro, situado na povoação de Montedor (distrito de Viana do Castelo), que é o único exemplar com velas trapezoidais de madeira que ainda se conserva em Portugal.

Os Moinhos de Montedor são constituídos por uma estrutura circular em "torre", encimada por uma cobertura cónica que excede o diâmetro do edifício, formando um pequeno beiral. O tejadilho do moinho roda manualmente sobre o "corpo" do edifício de modo que o velame se adapte à direcção dos ventos, como é habitual nos moinhos de vento do Norte do nosso país. Estes moinhos tinham como função a moagem dos cereais. Alguns dos moinhos encontram-se hoje desprovidos de velas.

6.4.08

Campeões, não... Tri-Campeões!


Ontem, foi noite de festa e buzinadelas pelas ruas do Porto.

Com golos de Lucho González, Tarik, Quaresma, Bruno Alves, Lisandro López e o auto-golo de Maurício e ao som do público "Campeões, nós somos campeões", o Futebol Clube do Porto sagrou-se, pela segunda vez na história do clube, Tri-Campeão.

Um título, sem dúvida, merecido.


photo in
FC Porto