29.4.09

Dia Mundial da Dança


A dança é a linguagem escondida da alma.
A dança é um gráfico do coração.

text by Martha Graham

Explodiu... à 13 biliões de anos atrás!



600 milhões de anos depois do início do Universo, com o Big Bang — há 13.700 milhões de anos, deu-se uma explosão de raios gama que só na quinta-feira passada foi observada por vários telescópios na Terra. Só durou dez segundos, mas foi o suficiente para localizar o mais afastado objecto do Universo.

Na manhã de 23 de Abril, o telescópio espacial Swift observou uma explosão na constelação de Leão que rapidamente foi seguida também pelos telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) no Chile, o ESO/MPG e o Very Large Telescope (VLT). Através da leitura de infravermelhos, o VLT conseguiu calcular a distância e a idade do objecto que produziu a explosão, devido ao fenómeno chamado desvio para o vermelho.

A luz viaja a uma velocidade finita. Quando observamos uma estrela que está a um ano-luz de distância, a imagem que temos dela aconteceu há um ano. Se ajustarmos as lentes dos telescópios para estrelas ou galáxias ainda mais distantes, acabamos por olhar para o passado do Universo.


text in
Público

28.4.09

Game over


photo by Nuno Santos (Nikon D40)

18.4.09

Ao luar



photo by Cris =) (Olympus Stylus 750)

13.4.09

Páscoa no Mundo




Uma jovem cubana assiste na cidade de Havana, Cuba, à Via Sacra, que lembra a crucificação de Jesus Cristo, durante a Semana Santa.




photo by Claudia Daut/Reuters


8.4.09

Primeiro raio de sol


Imagem captada esta manhã, ao nascer do sol, na Ópera de Sydney, Austrália.

Sim... Há pinguins na Austrália!



North caminha na água e South diverte-se na praia North Curl Curl, em Sydney, Austrália. O Zoo que acolhe estes pinguins prentende colocá-los no seu habitat natural depois de serem tratados no seu hospital.

São tão queridos!!!! =)

7.4.09

Quem vem e atravessa o rio, junto à Serra do Pilar...




photo by Cris =) (Olympus Stylus 750)

6.4.09

Luta de almofadas no Porto!



Não consta que bater no vizinho com uma almofada espante a crise – talvez alguns ácaros, se a arma não tiver sido limpa, e já se sabe que, em tempo de guerra... Mas a verdade é que, durante mais de uma hora, as centenas de pessoas que pelas 18h00 de sábado, dia 4, entraram numa pilow fight na portuense Avenida dos Aliados ter-se-ão facilmente esquecido do tema do momento. A luta estava marcada desde o início do mês no blog Invictados, e apesar de algum incumprimento das regras – não bater em quem está a fotografar ou filmar, era uma delas – o repórter do PÚBLICO ainda conseguiu captar estes momentos de catarse, ou puro divertimento, que juntou adultos e crianças, freaks e gente que, no resto dos seus dias, até é muito certinha.


text in Público

3.4.09

Liberta o rato que há em ti


Há o Ano do Dragão, o Ano do Macaco e, para os lados da Dineylândia, o Ano de um Rato chamado Mickey.

Por ele, personalidades do universo desportivo, musical e cinematográfico posaram, às vezes de forma quase cómica, para um projecto fotográfico que visa evocar as célebres orelhas desta simpática personagem da Disney.

Cada um à sua maneira, recorrendo muitas vezes aos materiais habituais nos seus ofícios, prestou assim homenagem ao rato mais famoso do mundo construindo o par de orelhas mais conhecido no mundo.


Enrique Iglesias, Zinedine Zidane, Phil Collins, Vanessa Paradis, Fabio Cannavaro, Isabella Rossellini, Geri Halliwell, Patsy Kensit e Thierri Henry são apenas alguns dos nomes associados a este projecto no qual, em certa medida, libertam a criança que há em si.

Phil Collins, autor de bandas sonoras de fitas de animação, relacionou o boneco com uma bateria, o seu instrumento. «Desenhei dois tambores. É a minha caricatura.»


Gostava de ter posto aqui a fotografia da capa do Destak de hoje mas não a encontrei em lado nenhum :(


text in Destak

photo in
Disneyland Resort Paris Press Information

2.4.09

Ontem foi...



Dia do Riso na Ucrânia, mais conhecido pelo Dia das Mentiras na Europa.

Há muitas explicações para o
1 de Abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu em França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.


Em
1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.


Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, em
Itália e em França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".


text in Wikipédia