18.12.07

No escuro... nem todos os gatos são pardos!











A ciência está sempre a superar-se a si mesma. A clonagem de animais já se realiza há vários anos. Quem não se lembra da Dolly, o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso em 1996?

Tendo sido gerada a partir de células mamárias de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, esta ovelha teve uma vida perfeitamente normal e deu à luz dois filhotes. Em 2002 foi anunciado que Dolly sofria de um tipo de artrite degenerativa, o que foi interpretado por alguns sectores como sinal de envelhecimento. Dolly foi abatida em Fevereiro de 2003 para evitar a sua morte dolorosa por uma infecção pulmonar incurável. O seu corpo empalhado está exposto no Royal Museum of Scotland, em Edinburgo - Escócia.

Voltando às fotografias de hoje... Um grupo de cientistas sul-coeranos, da Universidade Nacional de Gyeongsang, foram mais além e conseguiram, nada mais nada menos do que gatos fluorescentes! Isso mesmo... gatos que brilham no escuro! Este resultado foi obtido modificando um gene que altera a cor dos animais. Os investigadores consideram que a técnica que desenvolveram vai poder salvar animais em sério risco de extinção. Esperemos que assim seja...


photo by Lusa/EPA

1 comentários:

B disse...

A questão de serem fluorescentes numa savana ou floresta à noite acho que não seja uma característica positiva para a sobrevivência LOOOL.
Mas claro que isto são sempre estudos para poderem fazer alterações a outros níveis e é uma maneira de verificar se a alteração que tentaram efectuar deu resultado (isto já é muita bioquímica na cabeça lol)
Beijos e curti montes as fotos lol