20.1.08

Quebrando barreiras



No litoral de Pusan, Coréia do Sul: um F/A-18 Hornet rompe a barreira do som nos céus sobre o Oceano Pacífico.

Barreira do som, expressão que nasceu do conceito, errado, de que a velocidade do som, ou velocidade sónica (cerca de 1220 km/h ao nível do mar), constitui a velocidade limite (barreira) do voo na atmosfera. Na realidade, os aviões subsónicos experimentam uma série de dificuldades ao atingirem uma velocidade próxima da velocidade sónica, devido à formação de ondas de choque: aumento brusco da resistência ao avanço, diminuição da sustentação e do controlo do avião, vibrações e fenómenos de aeroelasticidade.


O piloto de ensaios americano Chuck Yeager atravessou pela primeira vez a «barreira», em 1947, no avião foguete Bell X-1. A 26 de agosto de 1950, esta aeronave foi transferida para o National Air Museum, em Washington, EUA, onde está em exposição permanente.


No momento em que um avião atravessa a barreira do som, forma-se uma enorme nuvem à sua volta. Esta nuvem é provocada pela onda de som que, ao avançar, comprime a humidade do ar. Chama-se «cone de Mach». Quando um avião ultrapassa a velocidade supersónica, o voo passa a ser suave, porque se passa a voar mais rápido do que as ondas de pressão.


text in Biblioteca Universal

photo in Wikipédia

1 comentários:

B disse...

Desta é que eu não sabia. Estamos sempre a aprender. Muito fixe!
Beijos