18.11.08

16 de Novembro: Dia do Não Fumador


... e todos os outros deviam ser também.

No Hospital Joaquim Urbano, no Porto, realizam-se consultas de cessação tabágica desde 2003. São reuniões de grupo onde os participantes se motivam uns aos outros. Contudo a lista de espera é de 2 a 3 semanas.

O número médio de cigarros consumidos por cada um dos dois milhões de fumadores portugueses dá um gasto de mil euros anuais.

Um estudo realizado recentemente por Lourdes Barradas, do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, revela que apenas sete por cento dos fumadores que tentam deixar o vício sem ajuda médica se mantêm abstinentes ao fim de um ano. Nas consultas de cessação tabágica, um quarto dos fumadores consegue deixar de o ser.


Em Portugal, mais de 1,8 milhões de portugueses são fumadores, de acordo com o último Inquérito Nacional de Sáude, realizado em 2005/06 pelo Instituto Ricardo Jorge e Instituto Nacional de Estatística.


A Organização Mundial de Saúde garante que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. As doenças provocadas pelo tabaco são anualmente responsáveis pela morte de cerca de cinco milhões de pessoas, um número que deverá duplicar em 2030 se a epidemia não for travada.
photo in Wikipédia

0 comentários: