20.11.08

Cores e Ar Quente


Num balão de ar quente, vê-se a sombra de um homem que faz preparativos no seu interior, durante o "Festival de Balões de Ar Quente" na cidade de Leon, no estado de Guanajuato, no México.


text in Público
photo by Mario Armas/Reuters

18.11.08

O Mickey já tem 80 anos

(clique para aumentar)




O rato mais famoso do mundo cumpre hoje 80 anos de idade. Os estúdios Walt Disney comemoram o nascimento de Mickey no dia 18 de Novembro (data da emissão da curta animada Steamboat Willy), mas o primeiro filme animado foi feito seis meses antes, a 15 de Maio de 1928: tem como título Plane Crazy e não chegou a ser emitido porque nenhum estúdio quis distribuir a criação de Walt Disney.



text in Público (ver vídeo)
photo in Disney Desktop Wallpaper

16 de Novembro: Dia do Não Fumador


... e todos os outros deviam ser também.

No Hospital Joaquim Urbano, no Porto, realizam-se consultas de cessação tabágica desde 2003. São reuniões de grupo onde os participantes se motivam uns aos outros. Contudo a lista de espera é de 2 a 3 semanas.

O número médio de cigarros consumidos por cada um dos dois milhões de fumadores portugueses dá um gasto de mil euros anuais.

Um estudo realizado recentemente por Lourdes Barradas, do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, revela que apenas sete por cento dos fumadores que tentam deixar o vício sem ajuda médica se mantêm abstinentes ao fim de um ano. Nas consultas de cessação tabágica, um quarto dos fumadores consegue deixar de o ser.


Em Portugal, mais de 1,8 milhões de portugueses são fumadores, de acordo com o último Inquérito Nacional de Sáude, realizado em 2005/06 pelo Instituto Ricardo Jorge e Instituto Nacional de Estatística.


A Organização Mundial de Saúde garante que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. As doenças provocadas pelo tabaco são anualmente responsáveis pela morte de cerca de cinco milhões de pessoas, um número que deverá duplicar em 2030 se a epidemia não for travada.
photo in Wikipédia

14.11.08

Novas Esperanças


Uma mulher belga deu à luz uma menina saudável, após um transplante de um ovário. Este procedimento vem trazer um novo alento a pacientes com cancro cuja quimioterapia pode infertilizar a doente.

O transplante de ovário ocorreu após ter entrado na menopausa com apenas 15 anos devido a problemas nos ovários. No ano passado, esta mulher acabou assim por receber um ovário da sua irmã gémea (que já tem dois filhos).

O cirurgião removeu o ovário (do tamanho de uma noz) e implantou-o na mulher que agora deu à luz, após ter conseguido unir os minúsculos vasos sanguíneos com menos de um terço de um milímetro de diâmetro e, assim, restabelecer a circulação sanguínea. Três meses depois esta mulher começou a ovular e cinco meses depois os seus níveis hormonais estavam normais.

A menina chama-se Tamara, nasceu ontem às 7:05 (hora de Bruxelas) com 3,6 quilos e 54 centímetros.


text in Público
photo by Francois Lenoir/Reuters

13.11.08

Cidade abondonada


Centralia, Pensilvânia. O antes e o depois. Cidade abondonada devido a um incêndio numa mina que começou em 1962 e ainda não foi extinto.

Mais informações em:
Wikipédia, WebUrbanist


photo in WebUrbanist

12.11.08

O beijo eterno


Uma mulher de 90 anos afirma ser a enfermeira beijada por um marinheiro, em Times Square, Nova Iorque, naquela que é uma das mais simbólicas e famosas fotografias sobre o fim da 2ª Guerra Mundial.

Da autoria de Alfred Eisenstaedt, fotografo da revista Life, a imagem captou um beijo que ficou para a eternidade.

Em Nova Iorque, Edith Shain posou para a fotografia com os actores do musical “South Pacific” e recordou o beijo imortalizado por Alfred Eisentaedt, a 15 de Agosto de 1945, quando a foto foi tirada. Shain e muitas outras pessoas juntaram-se para celebrar a rendição do Japão, fim oficial da 2ª Guerra Mundial. Nesse momento, um marinheiro agarrou-a e beijou-a, um instante apanhado por um fotógrafo, que ficou imortalizado.

Segundo Bobbi Baker Burrows, editor da revista Life, a fotografia foi reclamada por muitas pessoas que disseram ser, tanto a enfermeira como o marinheiro. Alfred Eisenstaedt, falecido em 1995, nunca teve a certeza de quem eram as pessoas da mítica fotografia, continua o editor.

A própria Edith Shain não sabe quem era o marinheiro, ela explica que depois de se beijarem cada um seguiu o seu caminho. De acordo com a mesma, aquela fotografia representa imensas coisas tais como: esperança, amor, paz, amanhã. Edith, reforça ainda que, o final da guerra foi uma experiência maravilhosa, e a fotografia caracteriza todos esses sentimentos.


text in JN
photo: Fotomontagem JN Online com originais de Alfred Eisenstaedt e Tina Fineberg/AP

Lembrar Santa Cruz



Há 17 anos, em Dili, quando as sirenes tocaram e o terror se abateu sobre a procissão de gente que se reunia no cemitério de Santa Cruz, o mundo acordou para a repressão indonésia em Timor Leste. Números oficiais: 271 mortos. Mas os timorenses dizem que "faltam muitos mortos", pessoas que nunca apareceram. Para as lembrar, os seus familiares sairam hoje com o que lhes resta da memória dos seus familiares, a imagem impressa no papel fotográfico.


text in Público
photo by Lírio da Fonseca/Reuters

11.11.08

Maravilhas Portuguesas lá fora


Missões Jesuítas dos Guarani: Monumentos construídos por Jesuítas em terras índias.

São 22 os monumentos de origem portuguesa espalhados por África, Ásia e América do Sul classificados pela UNESCO concorrem ao título de Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. A eleição começa dia 10 de Dezembro.


text & photo in JN

5.11.08

E o pinguim diverte-se!



photo in Wikipédia