29.1.09

Óctuplos =)



Li ontem no Público que tinham nascido 8 gémeos (seis rapazes e duas raparigas) perto de Los Angeles, EUA. Estão todos bem e já respiram praticamente sozinhos.


Às 23 semanas, a mãe ficou em repouso sendo acompanhada até ao parto (cesariana) por uma equipa de 46 pessoas (médicos, enfermeiros e outro pessoal). A supresa deu-se no parto quando depois de sairem os 7 bébés esparados (de A a G, forma como foram identificados)... Aparece o H! Os bébés nasceram às 30 semanas, 9 semanas antes do tempo. O seu peso varia entre 820 gramas e 1,47 kg. A mãe pretende preservar o seu anonimato.


Apesar de ser um caso raro, a 20 de Dezembro de 1998 em Houston, EUA, Nkem Chukwu deu À luz também 8 gémeos (seis raparigas e dous rapazes), mas a mais pequenina acabou por falecer passado uma semana.


Dado que não há fotografias do caso mais recente, deixo-vos a fotografia do 10º aniversário dos gémeos de Houston. Da esquerda para direita, os gémeos: Ebuka, Echerem, Jioke, Chima, Gorom, Chidi, Ikem e Favor, sete dos oitos irmãos gêmeos e ao fundo, a mãe, Nkem Chukwu


photo by Eric Kayne/AP





0 comentários: