29.10.09


Este é o computador que enviou o primeiro email para outro situado num local diferente.

Dois meses após o primeiro nó que deu origem à Internet, às 10.30 do dia 29 de Outubro de 1969, Leonard Kleinrock (investigador da UCLA) tenta enviar "LOGIN". O sistema foi abaixo e ao computador de Douglas Engelbart no Stanford Research Institute apenas chega "LO."

O caracter @ é criado para separar o login do utilizador do nome do servidor em 1971 por Ray Tomlinson que também inventou os primeiros programas para envio de e-mails em rede através da Arpanet (primeira versão da Internet).

Em 1976, a rainha de Inglaterra, Isabel II, enviou o seu primeiro e-mail, e em 1978 surgiu o primeiro spam, entendido como mensagem de correio electrónico enviada para múltiplos destinatários sem consentimento destes.

Quarenta anos depois, 70 por cento dos e-mails enviados diariamente são "spam", uma "praga" que acompanha o crescimento dos vírus e do marketing na Internet, mas que tem sido combatida, com relativo sucesso, por diversos sistemas de filtragem entretanto desenvolvidos.


text in JN
photo in Quotations

1 comentários:

OUTONO disse...

40 anos depois...ninguém dispensa esta ferramenta. Mesmo assim, quasedois terços da população ainda nãp "sabem" o que é internet!