31.10.08

Doce ou travessura?

Clique para ampliar e guardar. Use com fundo hoje =)



Como não duas sem três... aqui fica o último post de hoje.


Hoje à noite, sobretudo nos Estados Unidos, os meninos saem mascarados de fantasmas, bruxas, etc. e batem às portas dizendo "Doce ou travessura?". Cá em Portugal não é comum, mas o ano passado bateram-me à porta... por falar nisso tenho de ir comprar uns docinhos.

Hoje é a noite de Halloween. A origem da palavra vem do facto de ser a noite anterior ao dia de Todos os Santos (All Hallows Day), a noite de Todos os Santos - All Hallows Even.

Acreditava-se que na Noite das Bruxas, os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo. Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.
Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem... Uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa a vida.

Em 1800 um grupo de imigrantes Irlandeses que foram para os Estados Unidos, levaram com eles o tradicional "doces ou travessuras" do Inglês "trick-or-treating" e também o hábito de esculpir a abóbora que originalmente era esculpido em um nabo, mas quando os Irlandeses descobriram a abóbora passaram a usá-la por ser melhor.

Se tem filhos e se a metereologia ajudar, aproveite que é sexta feira e faça um programa diferente... vá de porta em porta... Doce ou travessura?


0 comentários: