4.4.07

Moais

O termo moai é utilizado pelos estudiosos para designar as gigantescas estátuas de pedra construídas por volta de 1300 d.C., que atingem até 12 metros de altura e pesando várias toneladas que se encontram espalhadas pelas encostas da ilha de Páscoa.

A Ilha de Páscoa é o lugar habitado mais isolado do mundo: são 118 km² de terra no sudoeste do oceano pacífico, 1.600 km a leste da ilha de Pitcairn e 3.700 km a oeste do Chile. O holandês Jacob Roggenveen foi o primeiro ocidental a visitar o lugar, em 1722. Encontrou polinésios e nativos de "pele clara e cabelos vermelhos", que moravam em cabanas de colmo e subsistiam da escassa vegetação. Em 1956, uma outra expedição, comandada pelo sueco Thor Heyerdahl, descobriu milhares de ferramentas usadas na execução das estátuas. Mas as dúvidas sobre sua autoria permaneciam. Embora mencionem-se incas e até alienígenas como seus autores, a tendência é atribuí-las aos polinésios, que teriam chegado à ilha no século VII.


Obras de outro mundo...

Alan McPenley, cientista inglês, falecido em 1996, defendia bravamente a hipótese de que os moais são esculturas de seres do espaço. Segundo McPenley, tudo começou em 400.000 a.c, quando alienígenas fizeram um pouso de emergência na na ilha. Quando eles pousaram encontraram povos primatas que habitavam a ilha, os alienígenas acabaram se acasalando com os primatas e formaram uma espécie humanóide com inteligência e raciocínio,mas nem tanto, Mc Penley disse que o cruzamento dessas duas raças resultou numa espécie com um crânio anormalmente grande, membros pequenos, tinham a inteligência de um ser humano de hoje em dia e tinham olhos puxados. Por causa disso Mc Penley acha que esses povos tinham uma excelente habilidade de navegação e conseguiram imigrar para a Ásia, e lá deram origem aos povos asiáticos. Habitaram o sul da Ásia durante 10.000 anos, foram extintos devido a um super terremoto que houve. Parte deles que ficou na ilha também morreu por causa de uma erupção vulcânica. Mc Penley acredita que esse povo, no período em que viveram inventaram computadores, aviôes e muitas tecnologias. Mc Penley acreditava que esse foi o primeiro povo humanóide com inteligência na Terra.

photo by Ian Parker

0 comentários: