13.4.07

Procura-se... trevo de 4 folhas!



É considerado um dia maldito! O dia do azar, em que tudo corre mal e o diabo anda à solta...
Mas de onde veio esta superstição da Sexta-feira 13?

Uma lenda Escandinava: Odin, chefe de uma tribo asiática, estabeleceu na Escandinávia o seu reino. Para administrá-lo, celebrar os rituais religiosos e predizer o futuro, Odin teria escolhido doze sábios, reunindo-os em um banquete no Valhalla, morada dos deuses. Loki, o deus do fogo, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. Como invejava a beleza radiante de Balder, deus do Sol e filho de Odin, fez com que Hodur, o deus cego, o assassinasse por engano. Daí veio a crendice de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa .
Esta lenda é semelhante, ao episódio da Ultima Ceia de Cristo.
Segundo alguns relatos, participaram dessa ceia sagrada os doze apóstolos e Cristo, num total de 13 pessoas. Também aí o final foi infeliz: a crucificação e morte de Cristo, numa sexta-feira. E mais.
Na antiga numeração hebraica, os números eram representados por letras. A letra que indicava a quantidade treze era a mesma usada para a palavra morte.
Outra lenda Escandinava, com a sexta-feira refere-se a Frigga (deu origem a Friday), a deusa da fertilidade e do amor. Quando as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a se converter ao cristianismo, a lenda transformou Frigga em bruxa, exilada no alto de uma montanha. Dizia-se que, para se vingar, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, num total de 13 entes, para rogar pragas sobre os humanos. Isso serviu para incitar a raiva e a animosidade das pessoas contra Frigga, embora nem sequer existissem figuras malignas como o Diabo nessas culturas. Como a sexta-feira era um dia consagrado à deusa e, portanto, ao feminino, o advento do patriarcado fez com que esse dia fosse o escolhido para ser um dia amaldiçoado, como tudo o que dizia respeito às mulheres - a menstruação, as formas arredondadas, a magia, o humor cíclico, o pensamento não-linear etc.

A nivel Histórico
Diz-se que a maldição do dia foi fruto de uma briga entre o rei francês Filipe, o Belo, e a Ordem dos Templários, no século XIV. Na época, a França estava próxima da falência econômica e Filipe resolveu cobrar impostos da Igreja. Excomungado pelo Papa Bonifácio VIII, que se indignou diante da decisão da cobrança, o rei tentou aproximar-se da Ordem dos Templários (um grupo de cavaleiros cristãos), pretendendo uma reconciliação com a Igreja. Filipe, o Belo, não foi aceito na Ordem e, como vingança, ordenou a prisão e tortura de cinco mil cavaleiros. O dia era uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

WICCA - na Wicca, bruxaria ocidental, até acham aconselhável a ritualistica com treze participantes.
No Tarot - a carta numero 13 significa a Morte, mas é de cultura comum, que esta carta significa sempre fases de mudança e evolução.
Embora existam inúmeras superstições, o numero 13, mesmo a nivel de Numerologia é um excelente numero!
Este dia mexe tanto com as pessoas que até existe quem tenha mesmo Fobia da Sexta-feira 13, e a essa Fobia chama-se no Mundo de Paraskevidekatriaphobia
Triscaidecafobia é o nome científico do medo da sexta 13
O compositor Wagner compôs 13 óperas, terminou 'Tanhauser' em 13 de abril de 1860 e morreu em 13 de fevereiro

Não jantem com treze pessoas, não cruzem os talheres, não passem por baixo de escada alguma e... se virem um gato preto... peçam um desejo!!! Eles dão sorte!
A Sexta-feira 13 é um dia estranho... sente-se uma estranha vibração no ar, as pessoas ficam meio assustadas, os computadores ficam doidos com os vírus, os Média querem é caçar um bom "insólito" do dia... enfim!

Sexta-feira 13...

0 comentários: