23.12.07

Para que não falte a neve este Natal

(clique para vizualizar numa maior resolução)

Aqui fica... Aurora Boreal vista no Alasca.

A aurora polar é um fenómeno óptico composto de um brilho observado nos céus nocturnos em regiões próximas a zonas polares, devido ao impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, nome dado por Galileu Galilei, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos do norte. Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome dado por James Cook, uma referência directa ao facto de estar ao Sul.

O fenómeno não é exclusivo da Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vénus. Da mesma maneira, o fenómeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.

1 comentários:

B disse...

Eu adorava poder ver isso... mas gostava ainda mais de poder ver em Júpiter, Saturno, Marte e Vénus. LOL, isso sim seria uma aventura :D