9.3.08

Dia Internacional da Mulher




























Tem sido complicado vir cá postar... Aliás aqui e em todos os outros meus blogs. Realmente também são demais =D. A verdade é que para todos preciso de fazer uma pesquisa e nem sempre há tempo para tal. Portanto, aproveito para dizer que o Quizzes Geniais e o Vídeos Porreiros, Pá... vão deixar de existir =(. O Vida aos Quadradinhos está em stand-by...

Vamos então ao post de hoje... que devia ter sido feito ontem!
No dia 8 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Todos os dias surge uma notícia sobre atentados à integridade de uma mulher e este dia vem chamar atenção das atrocidades e preconceitos de que as mulheres são vitímas em todo mundo.

Um pouco de história...
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

1 comentários:

B disse...

Hmm, não conhecia esse pedaço de história :o
No entanto eu diria que as mulheres e os homens são mais parecidos que muitas vezes nós pensamos... tanto nas coisas boas como nas más. Mas felizmente continuamos a ser um pouco diferentes.

Beijos