13.5.08

Gatos Manx


Não, não é uma daquelas imagens para jogar às diferenças! É um gato Manx!

Muitas histórias tentam explicar a origem do Manx. Uma delas é a que este gato perdeu a cauda quando Noé fechou as portas da Arca às pressas.
Outra versão mais credível diz que esta raça chegou à Ilha de Man, na Inglaterra, há 300 anos atrás, através de mercadores que vinham do Extremo Oriente, e que o isolamento da ilha permitiu que a ausência da cauda se mantivesse até os dias de hoje.

Registos encontrados na ilha dizem que o Manx é uma mutação de gatos domésticos, outros dizem que pode ter origem no Inglês de Pelo Curto, mas não se sabe até que ponto os gatos locais ou os felinos oriundos dos navios podem estar na origem da raça, já que muitos navios aportavam naquela ilha. Há quem fale em cruzamento dos gatos com coelhos!

Desde que o gene dominante da falta de cauda esteja presente, as crias portadoras do gene podem ter uma cauda completa (longies), uma cauda curta, residual (rumpy riser), ou não ter cauda (rumpies). Segundo especialistas, é possível que em uma única ninhada encontremos todos estes tipos de cauda. Para efeitos de competição, apenas os gatos rumpy riser ou os rumpies podem competir, sendo todos os outros tipos de cauda enquadrados nas outras categorias.


text in
Arca de Noé

1 comentários:

klauspv disse...

Hola!
Tengo una gata Manx q hace 3 semanas tuvo 4 gatitos como los de tu foto, lamentablemente 2 de ellos nacieron mal (parece q tienen polio)no pueden caminar y se arrastran con las patas delanteras. Según lo q he checado en internet ésta raza de gatos tiene una deformidad en la columna y es por eso q nacen sin cola. Bueno, pobres de mis gatitos tan lindos y no se q les deparará el futuro con éste tipo de lesión. Bye y saludos desde México!