29.5.08

No topo do mundo




Quando não encontro nada de interessante nas notícias para colocar aqui, costumo recorrer ao Google. Enquanto abro a página, penso em alguma coisa para pesquisar... algo que eu também desconheço para puder aprender também com este passatempo.


Hoje, a imagem era esta:


Se passarem o rato sobre a imagem aparece-vos uma legenda indicando a que se refere a imagem e se clicarem são redireccionados para a uma pesquisa feita sobre o tema.


Hoje comemora-se a data da primeira ascensão ao topo do Monte Everest. À 53 anos atrás, Sir Edmund Hillary and Tenzing Norgay, membros de uma expedição anglo-neozelandesa dirigida por John Hunt, atingiriam pela primeira vez o pico da maior montanha do mundo localizado na cordilheira dos Himalaias.

A 18 de Maio de 1999 foi a vez do português João Garcia também subir ao topo desta montanha, sem recurso a oxigénio artificial. Ele e o seu colega Pascal Debrouwer enfrentaram problemas na descida, custando inclusivé a vida a Pascal. João Garcia foi resgatado e, após um longo internamento sobrevive, tendo sido feitas amputações nas pontas dos dedos e nariz.







info/photo in Wikipédia

0 comentários: