16.6.08

Uma vida normal


Peço desde já desculpa pela fotografia. Bem... isto até nem é uma fotografia, mas sim uma captação de vídeo (daí estar um pouco pixelizada) da reportagem da SIC, Uma Vida Normal. Esta reportagem já tinha passado há uns tempos e voltou a passar ontem à noite. Como na primeira vez, fiquei emocionada e pensei "este tipo fez mais coisas do que eu com os membros normais".

Paulo Azevedo é um jovem de 26 anos que nasceu com os membros superiores e inferiores incompletos. Passou a sua infância entre o centro de reabilitação de Alcoitão e a casa onde vivia com a mãe e os avós, em Pombal. Os avós chegaram a construir uma espécie de sala de ginásio para que pudesse fazer exercícios com a prótese que tem param ambas as pernas.

Apesar das suas limitações, nunca se deu por vencido e faz tudo o que nós fazemos. Escreve mensagens no telemóvel, fuma (não devia... =P), frequentou 3 anos do curso de Jornalismo, andou nas praxes e saiu à noite, foi administrador de uma empresa, vive com 4 estudantes com quem partilha as tarefas domésticas, faz natação, já fez escalada,... Muita coisa mesmo... Ah... e conduz! Tem um Seat Leon com caixa automática e o travão e o acelerador do lado esquerdo do volante.

Neste momento encontra-se a frequentar um curso de teatro dirigido pelo Tozé Martinho.

E o que mais marcou foi ele dizer que se tivesse oportunidade de mudar, não o faria. Quando alguns de nós estamos sempre a queixarmo-nos do corte de cabelo, do estado da pele, que estamos gordos ou magros...

1 comentários:

Anónimo disse...

Também vi... extraordinário !