29.5.08

No topo do mundo




Quando não encontro nada de interessante nas notícias para colocar aqui, costumo recorrer ao Google. Enquanto abro a página, penso em alguma coisa para pesquisar... algo que eu também desconheço para puder aprender também com este passatempo.


Hoje, a imagem era esta:


Se passarem o rato sobre a imagem aparece-vos uma legenda indicando a que se refere a imagem e se clicarem são redireccionados para a uma pesquisa feita sobre o tema.


Hoje comemora-se a data da primeira ascensão ao topo do Monte Everest. À 53 anos atrás, Sir Edmund Hillary and Tenzing Norgay, membros de uma expedição anglo-neozelandesa dirigida por John Hunt, atingiriam pela primeira vez o pico da maior montanha do mundo localizado na cordilheira dos Himalaias.

A 18 de Maio de 1999 foi a vez do português João Garcia também subir ao topo desta montanha, sem recurso a oxigénio artificial. Ele e o seu colega Pascal Debrouwer enfrentaram problemas na descida, custando inclusivé a vida a Pascal. João Garcia foi resgatado e, após um longo internamento sobrevive, tendo sido feitas amputações nas pontas dos dedos e nariz.







info/photo in Wikipédia

28.5.08

Depois da tempestade...


Uma criança que sobreviveu ao sismo que abalou a província chinesa de Sichuan solta uma gargalhada durante uma sessão de apoio psicossocial, no bairro de Zundao, no distrito de Mianzhu. Estas sessões têm como objectivo ajudar as crianças a superar o trauma emocional que lhes ficou depois de sobreviverem ao violento tremor de terra do passado dia 12 de Maio que já provocou a morte a mais de 62 mil pessoas.


text in Reuters
photo by Nicky Loh

27.5.08

6º Festival Internacional de Esculturas de Areia



Cerca de 180 mil pessoas são esperadas no 6º Festival Internacional de Esculturas de Areia - FIESA 2008 -, o maior evento mundial de figuras esculpidas em areia, entre quinta-feira e 22 de Outubro, em Algoz, no Algarve.

O FIESA, que este ano tem como tema o Cinema de Hollywood, exibe 65 trabalhos da autoria de 56 escultores de vários países que ao longo de três semanas, utilizaram 35 mil toneladas de areia na execução das mega-esculturas que chegam a atingir os quinze metros de altura.

Organizada pela Prosandart, o evento que se realiza num recinto entre Pêra e Algoz, no conselho de Silves, é o único do género na Península Ibérica e, pela sua dimensão e quantidade de areia utilizada, é considerada a maior exposição de esculturas construídas em areia em todo o mundo, tendo recebido cerca de 700 mil pessoas, nas cinco edições anteriores.

No recinto existe um espaço para actividades de escultura em areia, aberto a todos os visitantes, e durante o Verão está prevista a realização de vários espectáculos musicais entre as esculturas.

As esculturas reproduzem cenas de filmes clássicos como Casablanca, A Guerra das Estrelas, Psycho, Os Salteadores da Arca Perdida, King Kong, Indiana Jones, O Senhor dos Anéis ou o Feiticeiro de Oz, e actores como Marlyin Monroe, James Dean, Charlie Chaplin e os super-heróis mais famosos do mundo - Batman e Homem-Aranha, e encontram-se organizadas por temas.


text/photo in
SOL

Sonda Phoenix chegou a Marte



O período de tempo em que a Phoenix penetrou na ténue atmosfera marciana até que poisou no solo foi chamado de «sete minutos de terror», tendo em conta de que dois terços - dez em 15 - das missões a Marte não tiveram êxito. © NASA


text/photo in
SOL

20.5.08

Lendas...



A pequena Capela do Senhor da Pedra ora emerge do areal de Miramar ora parece ficar isolada pelas marés.
Construída sobre um rochedo salpicado pelas ondas, diz a tradição que ora pertence ao mar ora à terra. As suas paredes brancas e de granizo vêem-se às vezes, com dificuldade, envoltas num manto branco da rebentação das ondas.
Em terra é conhecida por grande número de romeiros que vêm ali, propositadamente, atraídos pela magia daquele local e pela"casa dos milagres", rica de ex-votos. Tem uma imagem de Cristo, que segundo a lenda terá ido ali parar vinda do mar.
Um belo dia, pousou sobre aquela pedra onde, mais tarde, terá sido erguida a capela, por esse facto denominada pelo Senhor da Pedra.


text in
Mar Sereno
photo by Vítor Bastos in
PNETimagens

14.5.08

Olhos do pai ou da mãe?



A presença de um gato num jardim zoológico é pouco comum. No entanto, este animal não é um gato qualquer. É uma gato de olho ímpar e é o centro das atenções no Zoo de Ghamadan, em Amã, na Jordânia.

Gato de olho ímpar é um gato que tem um olho azul e outro amarelo, verde ou laranja. Este fenómeno deve-se ao problema genético de heterocromia (alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho deve possuir, muito gera a cor castanha, pouca gera a cor azul, e também no gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, que diz se o olho é azul ou verde). Ocorre geralmente em gatos brancos, porém pode-se encontrar (raramente) em gatos de outras cores.


text in Wikipédia
photo in Reuters by Ali Jarekji

13.5.08

Gatos Manx


Não, não é uma daquelas imagens para jogar às diferenças! É um gato Manx!

Muitas histórias tentam explicar a origem do Manx. Uma delas é a que este gato perdeu a cauda quando Noé fechou as portas da Arca às pressas.
Outra versão mais credível diz que esta raça chegou à Ilha de Man, na Inglaterra, há 300 anos atrás, através de mercadores que vinham do Extremo Oriente, e que o isolamento da ilha permitiu que a ausência da cauda se mantivesse até os dias de hoje.

Registos encontrados na ilha dizem que o Manx é uma mutação de gatos domésticos, outros dizem que pode ter origem no Inglês de Pelo Curto, mas não se sabe até que ponto os gatos locais ou os felinos oriundos dos navios podem estar na origem da raça, já que muitos navios aportavam naquela ilha. Há quem fale em cruzamento dos gatos com coelhos!

Desde que o gene dominante da falta de cauda esteja presente, as crias portadoras do gene podem ter uma cauda completa (longies), uma cauda curta, residual (rumpy riser), ou não ter cauda (rumpies). Segundo especialistas, é possível que em uma única ninhada encontremos todos estes tipos de cauda. Para efeitos de competição, apenas os gatos rumpy riser ou os rumpies podem competir, sendo todos os outros tipos de cauda enquadrados nas outras categorias.


text in
Arca de Noé

12.5.08

Flash azul ao pôr-do-sol


Um pôr-do-sol com flash azul é um fenómeno raro que o observatório de Cerro Paranal no deserto de Atacama, no Chile, conseguiu registar. A luz branca do sol é refractada quando atravessa a atmosfera terrestre, que funciona como um prisma, separando-a nas cores do arco-íris. Ao nascer e ao pôr-do-sol, a luz percorre mais atmosfera e é mais refractada, por isso é possível ver-se melhor. O vermelho é a cor que se costuma observar porque é a que se refracta mais. Já o azul, na fotografia, precisa de um céu muito limpo para ser visto.

Electrical Storm


Relâmpagos iluminam a zona em vota do vulcão de Chaiten, no Chile, vistos de Chana, cerca de 30 km a norte. No dia 2 de Maio, iniciou-se a que é a primeira erupção do Chaiten em milhares de anos. Os casos de tempestades eléctricas directamente sobre vulcões em erupção estão bem documentados, apesar de os cientistas não serem unânimes quanto às suas causas.

text/photo in Reuters