Um Bom Natal com saúde, em paz e junto a quem mais gostam.
photo by an unknown
23.12.09
A todos...
22.12.09
Pelos vistos... faltavam as cheias

Até às 8 de hoje, a Via Panorâmica estava cortada e, se eu não tivesse adormecido, o mais certo era ter ido dar uma voltinha a Gaia antes de vir trabalhar.
A rotunda dos produtos estrela (AIP) estava alagada num dos lados, tendo eu feito a rotunda praticamente na última faixa. Também lá estava uma equipa da TVI e ouvi bastantes buzinadelas do lado do Continente... mas não consegui perceber o que passava. Olhei para o túnel quando entrei na via rápida e não pareceu-me estar cortado.
Ontem à noite ainda soube que chovia no parque coberto do Continente de Matosinhos e a Rua Calouste Gulbenkian (Sra. da Hora) era um rio.
Esperemos que melhore!
photos in JN
21.12.09
10.12.09
Dia Internacional dos Direitos Humanos... Palavras para quê?
Uma estudante cobre a boca com fita-cola durante uma manifestação no Dia Internacional Anti-corrupção, em Jacarta, capital da Indonésia.
text & photo in Público (Beawiharta/Reuters)
2.12.09
Samba!
Mais informação sobre o samba em Wikipédia. No link da fotografia encontram também informação.
photo in Tudo sobre Dança
9.11.09
Muro de Berlim

A 13 de Agosto de 1961 começa a ser construído o Muro de Berlim que dividiu a cidade por quase 30 anos. Começou por ser uma vedação com arame farpado e aos longos dos anos foi evoluindo ao ponto de se tornar um muro.

A 9 de Novembro de 1989, precisamente há 20 anos atrás, milhares de habitantes do leste da cidade exigem atravessar a fronteira. Os guardas deixam as pessoas passar iniciando assim a queda do Muro. (Curiosidade: em Fátima existe uma parte do Muro)
Dominós gigantes pintados por estudantes alemães foram colocados ao longo da antiga rota do Muro de Berlim, neste sábado. A queda dos dominós será um dos eventos marcando o 20º aniversário da derrubada da barreira que dividiu a cidade por quase 30 anos.
29.10.09
Dois meses após o primeiro nó que deu origem à Internet, às 10.30 do dia 29 de Outubro de 1969, Leonard Kleinrock (investigador da UCLA) tenta enviar "LOGIN". O sistema foi abaixo e ao computador de Douglas Engelbart no Stanford Research Institute apenas chega "LO."
O caracter @ é criado para separar o login do utilizador do nome do servidor em 1971 por Ray Tomlinson que também inventou os primeiros programas para envio de e-mails em rede através da Arpanet (primeira versão da Internet).
Em 1976, a rainha de Inglaterra, Isabel II, enviou o seu primeiro e-mail, e em 1978 surgiu o primeiro spam, entendido como mensagem de correio electrónico enviada para múltiplos destinatários sem consentimento destes.
Quarenta anos depois, 70 por cento dos e-mails enviados diariamente são "spam", uma "praga" que acompanha o crescimento dos vírus e do marketing na Internet, mas que tem sido combatida, com relativo sucesso, por diversos sistemas de filtragem entretanto desenvolvidos.
text in JN
Parabéns!
Fica a fotografia dos criadores, René Goscinny e Albert Uderzo (da esquerda para a direita). Estes dois senhores criaram a personagem numa tarde de verão, meses antes do lançamento da revista. Por ser baixinho, imperceptível como um sinal de pontuação, Goscinny chamou-lhe Asterix (derivado de Asterico).
photo in EuroQuadrinhos
28.10.09
U2 - Loucura a 360º

U2 @ Pesadena, Califórnia
Por cá, os bilhetes para o 1º concerto esgotaram em 6 horas, em 4 para o 2º. E justifica-se!
Eu lá estarei... se correr tudo bem =D
photo by Chris Pizzello/AP
27.10.09
Copy-paste?!?! Até atrofia a vista...
Não... não é copy-paste!
Marcha de marinheiros durante a comemoração do 60º Aniversário da China (1 de Outubro) em Beijing.
Agradeço ao dr.s por ter-me dado a conhecer o site Boston.com onde fui buscar esta fotografia.
photo by Feng Li/Getty Images
26.10.09
19.10.09
Coliseu Romano e a Pena de Morte
Não me foi possível ir a conferência mas fui procurar mais sobre a história de Juaquin. Fui parar ao blog Amnistia Internacional - Grupo 6 - Porto onde pude inteirar-me do sucedido.
O que eu não sabia era que, sempre que alguém é poupado da sentença de morte ou algum país se torna abolicionista, as luzes brancas do Coliseu dão lugar a luzes douradas, como símbolo da oposição internacional à pena de morte.
text & info in Amnistia Internacional - Grupo 6 - Porto
14.10.09
Va lá... Já não somos crianças
A fotografia em si não tem nada de especial... mas fez-me rir... fez-me lembrar quando éramos crianças e amuávamos uns com os outros.
text in JN
photo by Georges Gobet/AFP
9.10.09
23.9.09
Australianos acordam em Marte


22.9.09
Outono...

Este ano o Equinócio ocorre no dia 22 de Setembro às 22h19m. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 89,79 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 17h47m.
Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração.
17.9.09
Sem tirar nem pôr!
photo by Bela Szandelszky/AP
11.9.09
11 de Setembro: 8 anos


Às 8h45 (hora de Nova Iorque) da manhã do dia 11 de Setembro de 2001, o World Trade Center se envolveu no maior atentado terrorista da história, quando a Torre Norte foi atingida por um Boeing 767 da American Airlines. Imediatamente após o choque, as pessoas que trabalhavam na Torre Sul receberam os avisos de emergência para descer. Quando chegaram ao lobby, foram informados pelos seguranças do WTC que afirmavam que o predio estava seguro e que todos podiam voltar para seu serviço. Até então se acreditava que a colisão havia sido acidental e apenas o WTC 1 corria perigo.
Localização do ataques de 11 de setembro de 2001.
A maioria voltou para seus escritórios esperando um novo chamado; muitos deles ligaram para seus familiares afirmando que iriam continuar na Torre Sul e que ela estava segura. No entanto, às 9h03 da manhã, o Boeing 767 da United Airlines chocou-se com a Torre Sul, atingindo do 78º andar ao 83º andar. Às 9h10, o serviço de segurança de Nova Iorque ordenou a evacuação total de todo o complexo. Muitas pessoas na Torre Sul morreram, pois acreditavam que seriam resgatados nos seus próprios escritórios sem ter de enfrentar o pânico de 1993.
Todas as pessoas que ficaram nos andares acima da zona do impacto da Torre Norte morreram, e, na Torre Sul, sobreviveram apenas dezoito pessoas, pois acharam uma escada intacta que levava até o lobby do prédio. Momentos antes do colapso de ambas as torres, os bombeiros nova-iorquinos que faziam o resgate das vítimas relataram a ocorrência de várias explosões sucessivas, como bombas sendo detonadas. Fato comovente usado por formadores de teoria da conspiração como prova que havia artefatos explosivos no interior do edifício. Porém não se tem provas concretas se o barulho das ditas explosões foi causado por detonações de bombas ou se pelo suposto colapso da estrutura do WTC. Para os que acreditam na teoria da conspiração, ainda existem muitas provas que estão intactas e até hoje o governo não explicou totalmente a história.
text in Wikipédia
photo in Wikipédia, Master New Media
1.9.09
40 anos a passear pela Rua Sésamo
Vem brincar, traz um amigo teu... quem não se lembra? =)
photo by Danny Moloshok/Reuters
19.8.09
Viana do Castelo ao entardecer...
photo by AntonVR
14.8.09
Por entre a Mãe Natureza

photo by Cris =) @ BenQ DC-C840
20.7.09
Benidorm



Esta era vista do meu quarto... só estava no 36º andar =D. Tenho que agradecer aos meus amiguinhos por me terem oferecido pelos anos um tripé maleável. Sem ele, a última fotografia não podia ter ficado tão bem!
photo by Cris =) (Olympus u750)
15.7.09
Gosto por ensinar... e por aprender
info in Público
photo by Julie Adnan/Reuters
14.7.09
Um cromeleque em Manhattan
text in Público
12.7.09
30.6.09
Kajal
photo by Rajesh Kumar Singh/AP
26.6.09
R.I.P Michael Jackson


Eu não sou propriamente uma fã e até sou contra à sua mudança de cor (daí as fotografias de quando ele era negro)... mas devo confessar que a notícia me chocou. Que descanse em paz.
photo by AP
25.6.09
Hogueras... a queimada!



23.6.09
Hogueras 2009
Hogueras são estes monumentos artísticos policromados de cartão, pedra e madeira com profundo conteúdo satírico e estão espalhados pelas ruas de Alicante. As festas começaram dia 19 de Junho e terminam amanhã com o queimar das hogueras à meia-noite.
Ao longo dos dias de festa há uma extensíssima programação de actos tais como pasacalles (desfiles), cavalgadas, ofertas, corridas de touros, actuações musicais, campeonatos desportivos, etc., vivendo-se a festa na rua onde a gente pode almoçar, jantar e dançar nas barracas e racós (ou racons) que estão situadas junto às hogueras onde são servidos petiscos, pratos variados e há música e diversão até às 5 da manhã! As barracas que têm hogueras à frente são privadas, sendo que só por convite ou então caso se alugue uma mesa é que se pode entrar.
Ontem estive numa dessas barracas privadas (2 últimas fotografias). Bebeu-se sangria e comeu-se calamares, tortilha, toscana,... ao som de música espanhola. Depois do jantar, os niños vieram-nos impingir boletins do Bingo.... Toca a jogar... e ganhar! Fiz linha, ganhei um regalo... fiz cartão cheio... outro regalo =D
Na ruas dava-se o Botellón. Como as bebidas nas discotecas e bares são muito caras, as pessoas compram as garrafas nos supermercados e fazem a festa nas avenidas da cidade. Este costume só é permitido nestes dias de festa.
http://www.hogueras.org/
info in Wikipédia
photo by Cris =) (Olympus u750)
26.5.09
Eles "andem" aí...
Eu cacei o meu e tu?
O Pirilampo Mágico é uma campanha de solidariedade todos os anos (desde 1987) em Portugal com o objectivo de angariar fundos para as CERCI, cooperativas que dão apoio a crianças com deficiência mental e com carências económicas. Esta campanha decorre anualmente no mês de Maio. Como meio de angariação de fundos vende um boneco de peluche que é utilizado como se fosse um pirilampo.
19.5.09
"Santa" das noivas
Não fosse o caso de ser o Museu de "santa" Maria Adelaide, em Arcozelo, em Vila Nova de Gaia, e bem poderia passar por uma loja de vestidos de noiva. O mostruário, em vidro, ocupa duas paredes do espaço. Lá dentro, estão expostos vestidos brancos, de cetim, com rendas, com apliques. De todos os tamanhos, uns mais simples, outros menos. Ao todo, e contando com os que estão armazenados, são cerca de seis mil. Foram oferecidos por mulheres recém-casadas, ao longo de décadas, à "santinha" de Arcozelo, em nome de um pedido satisfeito ou de uma prece por um final feliz.
Tão grande é o número de vestidos que recebe, e tão pouco espaço tem para os guardar, que é de bom grado que os empresta por um período máximo de 90 dias, mediante uma caução de 50 euros que é devolvida no retorno.
D. Maria Adelaide de Sam José e Sousa nasceu na cidade do Porto no ano de 1835.
Fazia renda e pastéis. Com essas rendas que vendia, mais com os pastéis, auxiliava muita gente pobre de Arcozelo. Gostava de crianças, dava-lhes diariamente pão, doces, roupas, catequizava-as. Estava sempre pronta a reconciliar lares desavindos.
Mas o mal que a havia levado para ali agravou-se devido a uma forte constipação. Morreu a quatro de Setembro de 1885.
A 23 de Fevereiro de 1916, o caixão foi retirado e aberto. O corpo estava intacto, assim como as roupas e exalava um forte cheiro a rosas. O corpo foi coberto com carboneto em pedra e regado com ácido nítrico ou água-forte e enterrado numa vala comum. Apesar do pedido de discrição acerca do que tinham visto, alguns rapazes que ajudaram comentaram o caso. Quatro dias depois, a população de Arcozelo e freguesias vizinhas uniu-se para desenterrar a "Santa".
O seu corpo continuava incorrupto. O local foi evacuado. A santa foi lavada, vestiram-lhe roupas novas e colocaram-na numa urna. Foi exposta e de forma ordenada todos viram os seus restos mortais. Deitaram-lhe cal em pó, a urna foi fechada.
Decorreram cinco anos quando foi feita a transladação para a nova capela. A urna foi novamente aberta e o corpo, um tanto queimado pelos produtos que lhe juntaram, continuava intacto e a exalar um acentuado aroma de rosas. D. Maria Adelaide podia ser exposta a público.
A 17 de Maio de 1924, um sábado ao fim da tarde, o corpo de D. Maria Adelaide foi transladado para a nova capela. Para o povo houve duas coisas que a tornaram santa. Diz Augusto Gomes dos Santos que «consideraram isso pela sua bondade e pelo corpo aparecer intacto».
Depois de vários atentados e roubos, em 25 de Maio de 1983 um homem entrou levando na mão um ramo de flores «e uma saca. Só junto ao túmulo tirou da saca uma marreta com a qual tentou desfazer a santinha». Hoje, com aspecto disforme, numa capela riquíssima, a Santa Maria Adelaide está exposta.
Apesar da Igreja Católica não a reconhecer como "Santa", a Santinha de Arcozelo recebe milhares de pessoas de todos o cantos do país e não só...