6.5.09

Eles andem aí






Os morcegos estão de volta ao abrigo onde as câmaras (melhor: as "batcams") do projecto Morcegos na Web os seguem. Os nascimentos dos morcegos-ratos-grandes (Myotis myotis) devem ocorrer muito brevemente; os nascimentos das outras espécies estão previstos para o início de Junho.

Entrem no site Morcegos na Web e vejam os morcegos a voar nas grutas... eu já vi 2 =D

Curiosidades...

  • A maior colónia de morcegos conhecida no mundo está na caverna Bracken no Texas e durante o verão chega a abrigar até 20 milhões de morcegos.;
  • Morcegos não mordem pessoas a não ser que tentem pegá-los com as mãos (existe em raríssimos casos de ataque de morcego vampiro).
  • A saliva do vampiro, por ter forte ação anticoagulante, poderá ser largamente empregada para o tratamento de várias doenças vasculares.
  • Dorme de cabeça para baixo porque é muito difícil para eles levantarem vôo do chão. Quando uma cria cai, raramente a vão buscar porque o risco de morrerem ao tentar voar com ela.
  • Estão de tal maneira agarrados ao tecto da gruta que por vezes morrem ali e continuam pendurados.






text in Fugas
info in Projecto Morcego Livre, UNIALFAS, Portal das Curiosidades
photo by Alexandre Vaz in Amigos do Cáster

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta foto é minha, e a sua publicação sem a minha autorização constitui uma infracção punível por lei!

Alexandre Vaz

Cris =) disse...

Bom dia.

Realmente tem razão mas como vê, sempre que me é possível, colo sempre a fonte da fotografia (com link a maioria das vezes).

Torna-se complicado contactar os autores das fotografias para pedir permissões, aliás fiz-lo uma vez e não obtive resposta.

Se fizer mesmo questão, peço que deixe um comentário e eu retiro a fotografia. Para já, vou acrescentar o seu nome à fonte da fotografia.

Cumps